
Ontem, dia 17 de outubro de 2017, em noite agradável primaveril curitibana, tivemos mais uma reunião mensal da Confraria Feminina do Vinho de Curitiba, que normalmente acontece na terceira terça-feira de cada mês. O encontro foi no restaurante La Varenne, no Pátio Batel. A cada encontro a certeza de que estamos aprendendo e degustando sempre os melhores vinhos. As estrelas da nossa noite foram os 2 rótulos da vinícola francesa Château Smith Haut Lafitte, da região de Pessac, Leognam, Bordeaux e 1 rótulo do Château Haut Sarpe, de Saint Emilion, Bordeaux. O primeiro vinho foi um branco maravilhoso: Les Hauts de Smith, com 100% Sauvignon Blanc; safra 2012; 13% teor de álcool; com aromas de frutas amarelas e brancas (pêssego branco, damasco e manga), flores de acácia e notas de baunilha doce. De perfeita acidez, persistência e frescor, a maturidade das uvas concede ao vinho sabores deliciosos de frutas amarelas como pêssego, manga madura e especiarias. Unanimidade de bis por parte das confreiras presentes. O segundo vinho foi o tinto Le Petit Haut Lafitte, safra 2010; com 14% de teor alcoólico. Na composição das uvas: 55% Cabernet Sauvignon e 45% Merlot. Esse tinto elaborado com os mesmos cuidados do Gran Cru, mereceu nota 91 pela revista Wine Spectator e pode ser saboreado agora, como nós fizemos, ou até o ano de 2021. Aromas deliciosos de framboesas silvestres, notas de alcaçuz, toque floral de violetas e chá preto... Divino! Sobre o terceiro e último vinho o rótulo fala por si: Grand Cru Classé Château Haut Sape, safra 2008; 13% de teor alcoólico; uvas Merlot (70%) e Cabernet Franc (30%); 18 meses em barricas de carvalho francês sendo 30% novas; com estimativa de guarda de até 10 anos. No nariz emana notas de cassis e framboesas maduras, folhagem úmida e alcacuz. Em boca tem muita elegância, charme e equilíbrio, com ótima persitência no final de boca e é simplesmente... memorável!

Além dos vinhos, o Château Smith Haut Lafitte é também detentora da marca de cosméticos orgânicos Caudalie, cuja matéria prima é totalmente extraída da videira e que dela tudo se aproveita: uva, sementes, caule e flores. A confreira Maria do Carmo Bado, foi a responsável pela apresentação dos rótulos da noite e, para o encontro, convidou o gerente nacional de varejo da Caudalie, Cesar Brito, que nos presenteou com os dois vinhos do Château e que são raros aqui no Brasil e nos apresentou a linha de produtos da Caudalie, feitos com produtos extraídos das parreiras da vinícola.

César Brito, gerente nacional de varejo da Caudalie, explicou entre outras curiosidades, que a marca de cosméticos é orgânica e a matéria-prima é retirada das próprias videiras do Château Smith Haut Lafitte . A Caudalie tem seus produtos patenteados e são 3 as patentes: Polifenol, extraído da semente da uva; Resveratrol, encontrado na pele e na semente da uva, sendo um firmador da pele e a Viniferina que é a seiva retirada do caule da videira, que trata a pele clareando e retirando manchas, deixando-a com a aparência jovem e aveludada.
Da esq. para dir. as confreiras: Sandra Lunedo, Maria do Carmo Bado, Analzira Carneiro, Márcia Toccafondo, Isabel (Isa) Pudles, Marlene Beck, Mônica Meira e Sueli Rita Floriani Martinez.
A gastronomia da noite foi assinada com muito capricho pela dupla Felipe e Mayra do La Varenne. Entrada:Ratatouille de legumes frios...para acompanhar o vinho branco do Château Smith Haut Lafitte.
Hhhhuuummm...
amei!!
Fetuccine com Courgette au Citron acompanhado do ...
Belo tinto de cor linda rubi intenso e brilhante: Le Petit Haut Lafitte 2012. Ficou na minha memória olfativa e gustativa... especial demais!
E como o tema foi a França nada melhor do que um Coq au vin com legumes para acompanhar o tinto posudo Grand Cru Classé Château Haut Sape.
A sobremesa escolhida foi a Torta mousse au chocolate... sem erro!
Noite para não cair no esquecimento.
Fotos por Márcia Toccafondo, Sandra Lunedo e Sueli Rita Martinez.
Que maravilhoso espaço
ResponderExcluirEncontrei, onde o bom vinho
É a verdade e o caminho
Para eternizar um laço
De união, e o regaço
De senhoras, que adivinho:
Tratam com o maior carinho
O néctar do qual me faço
Subjugado, por gosto
Pessoal, e estou disposto
A erguer, por gosto, a taça
Em brinde a essas senhoras
Que com o vinho passam horas
De amor, de luz e de graça.
Um brinde a vocês! Parabéns! Ë uma honra chegar a este maravilhoso espaço. Fiquei feliz em saber que ele existe. Postei dois poemas em homenagem ao vinho em meu blog http://silolirico.blogspot.com.br/ visite-o que será uma alegria. Parabéns! Cordiais saudades. Laerte.