NOSSA CONFRARIA

Somos um grupo de mulheres de profissões diversas e um interesse comum: o VINHO. Nos reunimos mensalmente na terceira terça-feira do mês. Uma de nós é escalada como responsável pelo evento: escolhe o local do encontro, os vinhos e o que vamos comer. Sempre há um tema proposto pela organizadora e como será a degustação. Às vezes às cegas, outras não. Procuramos escolher temas diferentes, vinhos diferentes e no final, nos divertimos bastante. Tudo é levado muito à sério, ao mesmo tempo, com descontração. (Na foto: Isa Pudles, Sueli Rita, Marian Guimarães, Márcia Toccafondo, Maria do Carmo Bado, Eunice Rocha, Ana Teresa Londres, Marlene Beck, Sandra Lunedo, Analzira Carneiro e Mônica Meira. Está faltando nossa presidente, Sandra Zottis)

quarta-feira, 20 de julho de 2016

ENCORPADO E ELEGANTE

No "salto da bota", do mapa italiano, está a região da Apúlia. Sudeste italiano, coração do mediterrâneo, a terra ensolarada é abraçada pelos mares Jônico e Adriático e todas as suas antigas histórias. Além de praias de águas cristalinas, a região apresenta uma natureza composta por vales e colinas, onde oliveiras e videiras crescem lado a lado. Ao sul da região, na província de Taranto, fica a comuna de
Anduria, principal produtora da uva Primitivo, além de Luzzano e Savo.
Essa uva é originária da Croácia, onde é chamada de Plavac Mali.

Acredita-se que os beneditinos trouxeram essa uva para a Itália, onde, em Manduria, encontrou condições ideais de cultivo.

Da Itália, foi levada para a Califórnia, nos E.U.A, onde ganharam o nome de Zinfandel.

O clima quente e temperado, aliado ao "terroir" mediterrâneo, faz com que saiam dali vinhos encorpados, elegantes, com toques de frutas vermelhas, apreciadas em todo mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário