NOSSA CONFRARIA

Somos um grupo de mulheres de profissões diversas e um interesse comum: o VINHO. Nos reunimos mensalmente na terceira terça-feira do mês. Uma de nós é escalada como responsável pelo evento: escolhe o local do encontro, os vinhos e o que vamos comer. Sempre há um tema proposto pela organizadora e como será a degustação. Às vezes às cegas, outras não. Procuramos escolher temas diferentes, vinhos diferentes e no final, nos divertimos bastante. Tudo é levado muito à sério, ao mesmo tempo, com descontração. (Na foto: Isa Pudles, Sueli Rita, Marian Guimarães, Márcia Toccafondo, Maria do Carmo Bado, Eunice Rocha, Ana Teresa Londres, Marlene Beck, Sandra Lunedo, Analzira Carneiro e Mônica Meira. Está faltando nossa presidente, Sandra Zottis)

terça-feira, 5 de julho de 2016

CONFRARIA DE SABERES E SABORES DA BEIRA "GRÃO VASCO"

Em setembro de 2015, coincidindo com os 10 anos da Confraria Feminina de Vinhos (de Curitiba), nós, integrantes da confraria, fomos convidadas para conhecer a feira de vinhos do Dão, em Nelas e fomos recebidas pela Confraria de Saberes e Sabores da Beira "Grão Vasco", em Viseu. José Ernesto Silva, almoxarife ou presidente, nos acolheu calorosamente em sua sede, com toda pompa e posteriormente participamos de uma solenidade na Câmara de Viseu. José Ernesto esteve recentemente em Curitiba para uma visita, ocasião em que nos reencontramos. Veio ao Brasil para a comemoração dos 50 anos da Casa de Viseu no Rio de Janeiro.

As confrarias portuguesas são muito mais formais que as nossas. Elas têm sede própria, estatutos, uniformes. As entronizações são solenes. Geralmente acontecem em um lugar público notório de Portugal, regadas com um belo jantar, ótimos vinhos e discursos. Todos os membros ficam paramentados com capas especiais, bordadas, chapéus, taste-vin e algo mais.
Almoxarife José Ernesto Silva e a presidente Sandra Zottis na sede da confraria.
Trajes da Confraria de Saberes e Sabores da Beira "Grão Vasco"
Membros da confraria saindo para um desfile
A Confraria de Saberes e Sabores da Beira possui confrades em 22 países incluindo o Brasil. Nossa confreira Eunice Rocha pertence também à esta confraria.

"Grão Vasco", Vasco Fernandes, patrono desta confraria portuguesa, foi um pintor pré-renascentista e renascentista português do século XVI. Nascido em Viseu, deixou um imenso legado artístico aos seus conterrâneos. Esta confraria difunde a cultura da região da Beira, particularmente Viseu, através das artes, literatura, gastronomia, vinhos e músicas populares. A história da confraria está bem contada neste link.

Neste outro link há um relato sobre a nossa visita ao Dão, com detalhes e fotos. Nossa presidente, Sandra Zottis, assinou um protocolo de representatividade recíproca juntamente com o almoxarife da Confraria de Saberes e Sabores da Beira "Grão Vasco",  José Ernesto Silva.
Na foto, Sandra Zottis assina um documento de representatividade recíproca entre as confrarias. À sua esquerda, o almoxarife José Ernesto Silva.
Sandra Zottis recebendo de José Ernesto uma salva de prata comemorativa do evento. Solenidade realizada na adega da Vinícola Magnum onde fomos recebidas para um jantar.
Participaram desta viagem as seguintes confreiras: Analzira Carneiro, Eunice Rocha, Sueli Rita Martinez, Sandra Lunedo, Sandra Zottis, Márcia Toccafondo, Mônica Meire e esta autora, Ana Teresa Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário